Coletivos em perspetiva

phpThumb_generated_thumbnailpng

Coletivos em perspetiva
Curso – Sede da Fundação Calouste Gulbenkian
6, 13, 20, 27 FEV, Sáb.Das 14h30 às 17h30

Este curso tem por objetivo reavivar o papel das experiências de intervenção coletiva no território artístico e revisitar a arte moderna e contemporânea através do conceito de “Coletivos”.

A abordagem que iremos desencadear alia a perspetiva teórica, visitas comentadas e o diálogo sobre o tema, visando refletir sobre a dimensão histórica, política e artística da construção de movimentos e comunidades, projetos e discursos coletivos, desde as primeiras vanguardas à atualidade.

A partir desta proposta geral sobre o que significa pensar e agir coletivamente no mundo da arte, propõe-se uma reflexão focalizada em quatro questões centrais – exílio, coexistência utópica, intervenção comunitária e memória coletiva –, que nos conduzem na análise de antecedentes históricos, bem como na abordagem de modelos emergentes e experiências recentes de colaboração e criação de identidades partilhadas em espaços de trabalho comunitários.

Conceção e orientação
Sandra Vieira Jürgens

Este curso está creditado para professores dos grupos 200, 240, 300 e 600 ao abrigo do protocolo de colaboração entre o Centro de Formação Centro-Oeste e o Descobrir – Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência.

QUANDO
6, 13, 20, 27 FEV, Sáb.das 14h30 às 17h30

Sede da FCG
12 horas
Min 10
Máx 40
Preço 50€

Link: http://descobrir.gulbenkian.pt/Descobrir/pt/Evento?a=6685

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: