International Photography Award – EMERGENTES DST – BRAGA (PT)

O prémio de Fotografia Emergentes DST é uma iniciativa da empresa Domingos da Silva Teixeira, em parceria com os Encontros da Imagem, que visa premiar o melhor portfolio de Fotografia Contemporânea 2011.

O Prémio de Fotografia Emergentes DST é atribuído através da Leitura Crítica de Portfolios que oferece aos fotógrafos a oportunidade de apresentarem o seu trabalho a comissários, galeristas e editores especializados, constituindo um meio preferencial de promover a sua obra.

O Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem convida os autores a apresentarem a sua candidatura ao Prémio EMERGENTES DST, que se rege pelo seguinte regulamento:

1.Destinatários
Podem candidatarem-se todos os criadores que usem a fotografia como meio
preferencial de expressão, sem distinção de nacionalidade, sexo ou idade.

2. Prémio
O Prémio Emergentes DST consiste no valor pecuniário de 7.500 euros e uma exposição
individual no Festival Encontros da Imagem – 2011.

3. A selecção é efectuada em duas fases:

3.1 Pré-selecção
Numa primeira fase, de pré-selecção, os candidatos devem submeter on line um projecto fotográfico que não exceda as 20 imagens (p/b ou cor) em formato digital. O portfolio deverá ser original e recente e deve ser enviado até ao dia 15 de Agosto de 2011.
O custo de pré-inscrição é de 10 euros e deverá ser efectuado por transferência bancária à ordem dos Encontros da Imagem.
Um comité de pré-selecção especializado, elegerá 70 autores que serão convidados a submeter os seus portfolios à posterior análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais. Valorizar-se-á o interesse, a originalidade e a coerência dos projectos, bem como a qualidade conceptual das obras. Os autores finalistas serão informados dos resultados até ao dia 01 de Setembro.

3.2 Selecção das Candidaturas para a Leitura Crítica de Portfolios
Numa segunda fase, os candidatos seleccionados devem escolher 8 especialistas para a leitura do seu portfolio, até ao dia 15 de Setembro. A leitura de portfolios terá lugar durante o decurso do Festival Encontros da Imagem, nos dias 01 e 02 de Outubro, no Museu D. Diogo de Sousa (10h-12h30|14.30 -17.30). Cada sessão com o leitor escolhido é individual e a sua duração é de 20 minutos. Os finalistas deverão pagar 100 euros respeitantes à taxa de inscrição, que inclui um catálogo dos Encontros da Imagem 2011.
Todos os os candidatos seleccionados devem enviar uma fotografia à sua escolha, em formato digital (com a dimensão de 40×50 e resolução de 300 dpis) que será exposta na inauguração dos Encontros da Imagem, dia 17 de Setembro.

4. LISTA DE CRÍTICOS
Da lista de críticos, estão confirmados os seguintes leitores:

Beate Cegielska – Curadora na Galleri Image, Ârhus, DINAMARCA
Bill Kouwenhoven – Editor internacional Hot Shoe Magazine| Nova Iorque, América
Fritz Giertsberg – Curador Nederlands Photo Museum| Roterdão, HOLANDA
Laura Serani – Directora Artística Rencontres de Bamako| Mali, ÁFRICA
Lisa Fetisova – Galeria Russian TeaRoom | Paris, FRANÇA
Louise Clements – Directora Artística Quad&Format Festival| Derby, REINO UNIDO
Mário Teixeira da SiIva – Galeria Módulo | Lisboa, PORTUGAL
Nathalie Herschdorfer – Curadora independente| Lausanne, SUÍÇA
Paco Salinas – Director Foto Encuentros| Múrcia, ESPANHA
Paul de Felice – Professor Faculdade de Letras e Ciências Humanas| LUXEMBURGO
Peggy Sue Amison – Directora Artística, Sirius Arts Centre| Cork, IRLANDA
Krzysztof Candrowicz – Director Lodz Fotofestival | Lodz, POLÓNIA
Sandra Vieira Jurgens – Directora e editora da revista ARTECAPITAL| Lisboa, PORTUGAL
Simone Rodrigues – Curadora do Festival FotoRio| Rio de Janeiro, BRASIL
Xavier Canone – Director do Museu de Fotografoa de Charleroi| BÉLGICA

5. Leitura Crítica de Portfólios
Durante a leitura crítica de portfólios, cada crítico elegerá o melhor portfólio e escolherá uma fotografia que será produzida no formato definido pelo autor. O conjunto das fotografias seleccionadas pelos críticos serão expostas na cerimónia de anúncio do Prémio EMERGENTES DST. Dos portfólios seleccionados será encontrado, o vencedor do Prémio de Fotografia EMERGENTES DST.
O vencedor será anunciado na cerimónia solene de entrega do Prémio, no dia 04 de Outubro, durante a qual será efectuada uma projecção dos portfólios dos finalistas seleccionados. A exposição do autor premiado será exposta na secção oficial dos Encontros da Imagem, 2012.

6.Utilização das Imagens
As obras dos finalistas e produzidas no âmbito do Prémio de Fotografia EMERGENTES DST farão parte integrante do acervo da entidade patrocinadora, DST S.A.

Os autores finalistas cederão os direitos de reprodução das imagens que apresentam a concurso, tanto para a exposição, como para a divulgação do prémio, nomeadamente para publicidade dos Encontros da Imagem.
Qualquer outra utilização será objecto de acordo entre a DST e os autores.

Regulamento e mais informação em:
www.encontrosdaimagem.com
emergentes@encontrosdaimagem.com

Preenche o boletim de inscrição disponível em www.encontrosdaimagem.com ao qual deverás juntar a prova de pagamento da taxa de inscrição

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: