Galeria Baginski: Miguel Palma – Wishful + Thinking

(Original: Sandra Vieira Jürgens, Falácia do Desejo. Texto curatorial da exposição Miguel Palma: Wishful + Thinking na Galeria Baginski. De 4 de Maio a 4 de Setembro 2011)

 

Desde os anos 90, Miguel Palma transita entre suportes variados, estabelecendo diferentes estratégias artísticas na formulação de formas e objecto híbridos, que tem em comum o estabelecimento de uma relação muito particular e produtiva com a realidade e com o espectador. Através da combinação de materiais heterogéneos e da alteração ou transformação dos valores funcionais, culturais e simbólicos dos objectos, o artista revela aspectos da percepção e conhecimento do mundo, que envolvem o espectador num campo de possibilidades de leitura a diferentes níveis.

Esta individual com o título Wishful + Thinking, que Miguel Palma apresenta na Galeria Baginski não foge à regra e caracteriza-se por ser um percurso expositivo por entre um conjunto de trabalhos que constitui uma metáfora visual para a expressão da impotência e força da vontade humana, com múltiplas referências a um universo de experiências de construção de realidades paralelas (reais ou ficcionais, passadas ou visionárias), que o artista decidiu expressar metaforicamente no título desta mostra individual.

Diremos à partida que o pensamento projectivo, o fetichismo material e a falácia do desejo são os três principais eixos desta exposição. No primeiro espaço da galeria, à entrada, antes mesmo de ver o objecto central da exposição, defrontamo-nos com uma área onde se combinam referências escultóricas, plásticas e diferentes projecções de situações de sublimação idealizada, relacionadas com um modelo automóvel de características desportivas, o Lamborghini Countach, veículo de culto produzido em Itália entre 1971 e 1990.

Continuar a ler em: Sandra Vieira Jürgens, Falácia do desejo. Texto curatorial da exposição Wishful + Thinking de Miguel Palma na Galeria Baginski, em Lisboa. 4 de Maio > 4 de Setembro 2011.

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: