Museus e Cia

Louvre_Abu Dhabi

Louvre_Abu Dhabi


(Original: Sandra Vieira Jürgens, «Museus & Cia. Novos Oásis da Cultura», Artes & Leilões, nº 9, Julho e Agosto 08, pp. 6-14).


Nos últimos anos, os museus estão a gerar um inquietante universo de notícias, com surpresas e algumas polémicas que nos dão conta de um fenómeno sem precedentes na história – a eclosão de um número cada vez mais crescente de novos museus de arte contemporânea, os Museus do Séc. XXI, com um papel na promoção da imagem das cidades e na expansão multinacional de grandes instituições. O resultado é o desenho de uma nova cartografia de centros culturais no mundo.

Os espaços dedicados à arte contemporânea multiplicam-se um pouco por todo o globo e a tendência parece incontornável, bem como imparável. Assistimos a sucessivas inaugurações de novos museus e centros de arte, sendo este um fenómeno sem precedentes que se evidencia a nível nacional, com a criação de estruturas locais, e a nível transnacional, com o desenvolvimento de políticas expansionistas, de descentralização, internacionalização e extensão de instituições com uma forte herança histórica a várias regiões-chave do mundo. Assim, a uma rede estabelecida de museus cujo paradigma se caracterizava pela existência de estruturas clássicas com políticas centralistas de implantação de museus em zonas tradicionais do mundo cultural (Europa e Estados Unidos), sucede-se um panorama definido por políticas de internacionalização com modelos de descentralização mais flexíveis, baseados na criação de sucursais de grandes museus em diversos pontos estratégicos do planeta.

Continuar a ler: AL_museus

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: